Troca de semáforos no Rudge Ramos causa transtorno para os motoristas
- Giulia Requejo
- 2 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
A manutenção estava prevista para terminar em dezembro de 2017 e a troca seria de 4.547 lâmpadas
Giulia Requejo

Quem anda pelas principais ruas do bairro, como as avenidas Doutor Rudge Ramos, Lauro Gomes e Caminho do Mar, já deve ter reparado que alguns semáforos estão cobertos com panos para manutenção. A obra faz parte de um projeto da Eletropaulo em parceira com a prefeitura de São Bernardo para substituição de 4.547 lâmpadas comuns, pelas de LED. O objetivo é modernizar a sinalização e economizar energia.
A troca deveria ter sido concluída em dezembro de 2017, mas ainda não terminou, o que vem gerando reclamações de motoristas e pedestres, já que causa transtornos no trânsito. A estudante Vitória Meróla, 19, afirmou que as manhãs têm sido complicadas. “Têm muitos semáforos quebrados ou que estão sendo trocados e isso gera um trânsito horrível porque não tem ninguém que fiscalize isso”.
Além disso, em algumas esquinas, novos postes já foram instalados, porém, não foram ligados, causando confusão em alguns motoristas. É o caso de Valmir Santos, 54. “Por enquanto está atrapalhando tudo, eles ficam desligados e não adianta nada”.
De acordo com o engenheiro de trânsito Rogerio Russo, 49, os benefícios dos novos semáforos são grandes. Além da redução dos gastos, a modernização é mais eficiente, não causando efeito fantasma (falta de visibilidade quando há muita claridade) e diminuindo os gastos com manutenções. “Ela é resistente tanto aos impactos de colisões quanto às chuvas. A manutenção disso é bem mais em conta”.
De acordo com a Eletropaulo, após concluídas as obras, o gasto de energia será 90% menor do que atualmente, que é de 1.089 MWh/ano. As novas lâmpadas de LED também possuem a vida útil cinco vezes mais longa. A empresa não quis se pronunciar a respeito do atraso da entrega. O investimento é de R$ 1,4 mil.
留言