top of page

DST resistente a antibióticos chama a atenção dos especialistas

  • Foto do escritor: Giulia Requejo
    Giulia Requejo
  • 21 de ago. de 2018
  • 1 min de leitura

Doença pode levar a infertilidade da mulher e a inflamação dos órgãos reprodutivos

Giulia Requejo

Mycoplasma Genitalium atinge três mil mulheres por ano e tem chamado a atenção dos especialistas. A doença conhecida como MG pode levar, no pior dos casos, a infertilidade da mulher, e no homem causar inflamação nos testículos e na próstata.


A doença ainda é pouco conhecida no Brasil, mas tem preocupado a nação inglesa pela resistência à antibióticos. Cerca de 60% dos infectados permanecem sensíveis aos remédios, de acordo com a Associação Britânica de Saúde Sexual e HIV.


A ginecologista Sandra Helena Goya Capela Machado afirma que apesar do país contabilizar poucos casos, é necessário ter atenção. “Ele é uma bactéria, que tem se tornado cada vez mais resistente, então os médicos têm obrigação de rastrear para ver se a pessoa tem ou não”


A MG pode ser transmitida por meio de relações sexuais com um parceiro contaminado, porém a infecção nem sempre apresenta sintomas, quando apresenta, podem ser confundidos com outras DST’s como a Clamídia. Os indícios mais aparentes são inflamações nos órgãos reprodutivos, dor ao urinar e ao ter relações íntimas e sangramento.


Como a infecção não possui notificação compulsória no Brasil, as secretarias de saúde dos Estados e municípios não são obrigados a informar os casos, mas o Ministério da Saúde diz que monitora a bactéria tanto pelo aumento do número de pessoas atingidas, como pela resistência aos antibióticos.


A única forma de se proteger contra a Mycoplasma Genitalium é com o uso de camisinhas que são distribuídas gratuitamente nos postos públicos de saúde.


Comments


bottom of page